Inverness é uma pequena comunidade dotada de uma bela vista para o Atlântico no arquipélago da Nova Escócia, Canadá. A paisagem rural não impediu que um casal de empreendedores se mudassem de Toronto para lá. Allie Barclay, uma corretora de imóveis, e Ben Cowan-Dewar, empresário do golfe, agora criam seus dois filhos cercados pelo verde e ao som das ondas.
A casa que encomendaram ao escritório do arquiteto Omar Gandhi não compete com a paisagem. O cedro que reveste a fachada ajuda. Outro cuidado foi aproveitar o declive do terreno: visto da rua, o lar parece ter um só piso. A outra metade fica ladeira abaixo.
Entra-se pelo andar mais alto, depois de atravessar uma porta de vidro simples. A parede oposta, no entanto, tem janelas generosas, que emolduram a vista para o mar. No segundo piso estão as áreas de convivência e o quarto de hóspedes. Apenas uma lareira e a mudança na altura do piso separam o living da sala de jantar integrada à cozinha. O projeto de interiores é de Jill Greaves.
O andar mais baixo é dedicado aos ambientes íntimos, como a sala familiar e os quartos. Chega-se a ele através de uma escadaria de pé-direito duplo, ladeada por paredes de vidro – e marcada por uma espetacular visão do oceano.
Algumas partes da casa receberam cores vibrantes, que, vistas de fora, contrastam com as discretas tábuas de cedro. Já a suíte do casal projeta-se do volume principal. Com três paredes cortadas por esquadrias de vidro, oferece ampla visão para o porto de iates lá embaixo. Afinal, nenhuma luz artificial vai atrapalhar o sono do casal por ali.