Será que um programa bastante banal pode dar origem a um prédio interessante? O escritório Jarmund/Vigsnæs Architects respondeu a pergunta com um sonoro sim ao projetar essa estação para controle de peso de caminhões no Fiorde Gulles, na comuna de Kvæfjord, Noruega. O trabalho revela o capricho dos arquitetos e seu respeito à paisagem.
O projeto foi construído no cruzamento de duas rodovias, a norte do Círculo Polar Ártico, às bordas de um parque nacional.
Para não interferir na paisagem, a laje de concreto dobra-se sobre a construção e oculta parcialmente sua fachada de vidro. Inclinado e coberto com vegetação, o teto lembra as montanhas ao redor: fica verde na primavera e branco com a neve do inverno.
Pilares inclinados sustentam a cobertura, que sobe para os caminhões entrarem. O material também fica exposto no interior, com aparência despojada. No máximo três funcionários usam o prédio em épocas determinadas do ano.
Painéis cor de laranja acrescentam cores vibrantes à construção de tons sóbrios. Eles também criam um ponto de interesse: a estação é o primeiro edifício de um conjunto com café, instalações turísticas, posto de gasolina e ônibus.