É difícil pensar em um objeto decorativo mais discreto do que as fruteiras. Elas parecem destinadas a adornar discretamente as cozinhas em tardes quietas, visíveis apenas depois que os convidados foram embora e os pratos estão guardados. Mas a francesa Odile Decq resolveu criar sua própria interpretação para o produto.
A Twist Again (algo como "torça mais uma vez", em inglês) lembra uma hélice com pás em formato orgânico. Na peça fabricada pela Alessi, a arquiteta usou apenas uma folha de aço, cortada e dobrada de modo a criar linhas e superfícies que parecem se originar do centro para o exterior. Cores marcantes complementam o design: o prateado refletivo do aço inoxidável e o preto semi opaco, obtido com resina epóxi.
"É uma dança ao redor da fruta", comenta Odile. Com o formato, ela volta a um tema recorrente em seu trabalho: os detalhes que comunicam movimento e criam tensão em quem usa. O estilo tornou a profissional uma das arquitetas mulheres mais premiadas na França. Entre as distinções que alcançou estão o Leão de Ouro na Bienal de Veneza em 1996; o título de Designer do Ano na Maison & Objet, além do Prix Femme Architecte, ambos em 2013.