Na hora de formular suas peças, existem dois elementos que o sueco Jonas Wagell não abre mão: funcionalidade e simplicidade. Experiente em design gráfico e de produto, marketing e arquitetura, o designer estudou em grandes universidades de Estocolmo e de Nova York para aprender a originar móveis usando formas leves. "Acredito que o afeto e a emoção são mais importantes que a exclusividade e materiais caros. Um móvel deve ser fácil de entender e de usar, mas com um toque pessoal e expressivo", conta. "Gosto de chamar isso de minimalismo generoso."
Não surpreendentemente, suas últimas criações – uma luminária de concreto, um sofá colorido e robusto e uma mesa multifuncional – esbanjam contemporaneidade e estão nos catálogos de grandes empresas como a Normann Copenhagen e a dinamarquesa Menu A/S.
"A Concrete Lamp é um abajur clássico com um toque surpreendente", comenta Wagell. A peça, que mixa a rusticidade do concreto com a delicadeza do vidro e do latão, foi inspirada no formato das antigas lamparinas a óleo. E como suas criações nunca apresentam apenas estética, a luminária foi pensada para emitir claridade suave controlada por um dimmer.
Já o sofá Swell, disponível em 21 tons delicados, bebe do minimalismo escandinavo para dar vida a formas arredondadas e convidativas. O nome da peça – swell significa inchaço – é uma referência ao crescimento do pão quando colocado no forno. "É essa sensação de aconchego e conforto que eu pretendia passar com esta peça", conta o designer.
Por fim, as mesas laterais Stay, disponíveis em dois tamanhos, foram pensadas para se adaptarem a qualquer tipo de casa e de funcionalidade. Suas linhas suaves e arredondadas foram inspiradas no formato de plantas e de pedras e podem ser usadas tanto como criados mudos quanto mesas de centro. "O contraste entre as referências orgânicas e a dureza do aço dá a essa criação um caráter prático e charmoso ao mesmo tempo".