A feira de arte contemporânea Art Los Angeles Contemporary (ALAC) inicia sua sexta edição em Santa Mônica no dia 29 de janeiro, no Barker Hangar - uma área de aproximadamente 3.700 m² que já fez parte do aeroporto de Santa Mônica. A ALAC receberá 70 exibidores com um mix de galerias e artistas emergentes e consagrados, e se propõe a ser a feira internacional que representa a West Coast americana. Além da programação tradicional das galerias, o local receberá painéis de discussão, exibição de filmes, performances e conversas com artistas.
Entre o consagrado e o inusitado
Ry Rocklen, nativo de Los Angeles, participa pela primeira vez da feira representado pela galeria Praz-Delavallade. Ele prefere utilizar objetos familiares, transformando-os em readymades. Roupas e utensílios descartados são colocados de forma irônica para retratar uma certa banalização da cultura norte-americana, como em American Shirt (2015). Travess Smalley, da Foxy Production, nasceu e trabalha em Nova York. Suas obras são criadas com uma diversidade de processos: manipulação digital, scanners, impressoras, photoshop e colagens fazem parte das composições, o que torna impossível definir qual material foi utilizado primeiro.
Obras de artistas consagrados também estarão presentes, como as fotos de Deborah Turbeville, representada pela Foxy Production. A fotógrafa americana morreu aos 81 anos em 2013, e suas fotos retratam os anos 1970 com um toque surrealista. Olafur Eliasson, representado pela islandesa i8 Gallery, é conhecido por utilizar elementos naturais para transformar museus e galerias em ambientes imersivos. Suas instalações são baseadas na crença de que arte pode criar um espaço sensitivo para todos os observadores.
Art Los Angeles Contemporary
Data: de 29 de janeiro à 1 de fevereiro
Local: The Barker Hangar
Endereço: 3021, Airport Avenue, Santa Monica, CA 90405