A partir de amanhã (27/1), O Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP) se tornará palco de uma experiência que une dança e artes plásticas. Trata-se da exposição Museu Dançante, que apresenta 38 obras relacionadas ao tema e performances da São Paulo Companhia de Dança.
Com curadoria de Felipe Chaimovich e Inês Bogéa, a mostra - dividida nos núcleos Gravidade, Desequilíbrio e Flutuação -, mistura esculturas, desenhos, relevos, vídeos, colagens, objetos, gravuras e instalações, expostos de forma em que a distância entre as obras permita que ali aconteçam performances.
“Já vi casos de ações de dança em museus ao redor do mundo, seja de forma pontual ou mais longa, mas no Brasil é a primeira vez que um museu vai produzir uma mostra que inclui a dança contemporânea”, explica Chaimovich. “Não há precedentes, ainda mais porque a dança vai surgir de dentro do MAM e pode mudar com a interação do público. Tudo será experimental.”
Entre as 38 obras selecionadas no acervo do MAM e reunidas na Grande Sala, estão a Escultura três, de Ascânio MMM, a impressão heliográfica Caminos 1, de León Ferrari, dois desenhos Metaesquema, de Hélio Oiticica, um Aparelho Cinecromático, de Abraham Palatnik, dois desenhos e uma gravura de Mira Schendel e um relevo de Sérgio Camargo. Já a sala São Paulo fica reservada para o trabalho ao vivo da São Paulo Companhia de Dança, que acontece alguns dias da semana, incluindo os domingos.
A residência de dança será dividida em duas fases. A primeira, que acontece três vezes por semana até meados de fevereiro, será coordenada pelo coreógrafo carioca residente na Alemanha, Clébio Oliveira. Na segunda, que vai até o fim da mostra, Rafael Gomes, bailarino da São Paulo Companhia de Dança, coordena os integrantes do corpo de baile, duas vezes por semana.
Museu Dançante - com residência da São Paulo Companhia de Dança
Data: de 27 de janeiro a 20 de março
Local: Grande Sala e Sala Paulo Figueiredo, MAM-SP
Endereço: Parque do Ibirapuera, av. Pedro Álvares Cabral, s/nº - Portão 3
Horário: de terça a domingo, das 10 às 18 hs (entrada até 17h30)
Preço: R$ 6 (gratuito aos domingos)