Quando um projeto é construído usando como base a verdade, é possível encontrar beleza onde menos se espera. Foi em uma conjunção de sinceridades que nasceu o Bráz Trattoria, um restaurante industrial chic que surgiu da parceria entre a dupla de chefs Benny Novak e Renato Ades e os proprietários da pizzaria Bráz.
E MAIS: Aprenda a deliciosa receita de ragú de linguiça do Bráz Trattoria
"O Benny já era meu amigo e indicou o escritório porque ele conhecia e se identificava com o nosso método de trabalho", conta Vitor Penha, arquiteto à frente do estúdio que leva seu nome. "Seguimos a filosofia de criar espaços com mais verdade e menos material. Desde as paredes até os móveis, trabalhamos no resgate da autoestima de itens de uma época em que as coisas eram feitas para durar. As obras de hoje estão perdendo a capacidade de gerar nostalgia no futuro. Por isso escolhemos elementos que envelhecem com beleza e não como os usados atualmente, que não estarão mais inteiros daqui há dez anos."
Seguindo essa lógica, o ambiente com pitadas de azul claro criado para a degustação de massas, pizzas e drinques foi composto por uma seleção de móveis, luminárias e revestimentos garimpados com o tempo. Um carregamento de cadeiras de escola, pés de máquina de costura e mesas de brechó se reúnem sob um enorme pé-direito que, como se não bastasse, ainda apresenta um sistema de refrigeração de ar que mais parece uma escultura. "Além das peças antigas – que não reformamos para que mantivessem suas características originais –, adicionamos algumas novas para atender à necessidade do projeto, pincelar nele contemporaneidade e reinventar os objetos antigos", conta Penha.
Assim como a mobília, a estrutura do Bráz Trattoria é apresentada em estado natural sob a filosofia de que "é na demolição que se constrói". Um balcão de madeira, lustres de cristal e um mosaico em forma de flores aparecem para amolecer, com ares de armazém, a aura dura que uma indústria impõe. Na entrada, um bar com piso mais alto recebe os clientes em uma miniatmosfera aconchegante. "A elevação foi necessária para que a vista pudesse ser incorporada ali", conta o arquiteto.
Passando por ele, a cozinha da trattoria se apresenta como um espetáculo sobre o palco principal. Localizada no meio do espaço, chama para si – e para a comida em preparo – toda a atenção. Ao lado fica a pizzaria, resgatando as origens da marca Bráz. E por todos os lados, fica a sensação de que o lugar sempre existira ali e continuará existindo. "O maior desafio desse tipo de projeto é conseguir enxergar – e mostrar ao cliente – onde há beleza, pois é o arremate final que o configura. Mas com abertura e conversa, podemos assumir com segurança os limites e garantias do processo e o resultado final é sempre satisfatório", finaliza Penha.