O Victoria & Albert Museum of Childhood não é o mais popular, nem o mais visitado museu de Londres. Mas tradicionalmente oferece exposições lúdicas e inspiradoras, que resgatam nostalgia ao explorar temas relacionados à infância.
É o caso de Small Stories - At Home in a Dolls’ House, que propõe uma viagem ao longo dos últimos três séculos por meio de uma coleção de casas de bonecas. Trata-se de uma oportunidade encantadora para observar as mudanças promovidas ao longo do tempo na vida cotidiana, na forma de morar e nas relações familiares.
A exposição, que reproduz mansões, apartamentos e vilas suburbanas projetadas entre 1673 a 2014, culmina na instalação Dream House, construída a partir da colaboração de 19 designers britânicos contemporâneos. A esses artistas foi solicitado que recriassem, em caixas de madeira de apenas 30 cm, os cômodos dos seus sonhos. O resultado é uma coleção de quartos, salas e banheiros com interiores repletos de criatividade e fantasia, exibidos em miniatura.
Entre os destaques da exposição está a sala de jantar criada por Paul Priestman, designer de interiores de trens e aviões. Priestman explorou espelhos e superfícies reflexivas para criar uma mesa infinita, repleta de bolos e guloseimas. Há, também, o estúdio da designer Ina Shin, que celebra o trabalho manual e cria um cenário surreal brincando com a tridimensionalidade e com padrões geométricos.
A luxuosa biblioteca de Emma Mawston e Keighley Shepherdly, designers da Liberty & Co, chama a atenção pela riqueza de detalhes, sobretudo nos pequeninos livros encadernados com tecidos e que preenchem as prateleiras. Também merece menção a provocativa e bem humorada sala de Dominic Wilcox, que faz referência às casas na árvore imaginárias e propõe uma vida mais analógica e menos digital.
Em cartaz em Londres até setembro com entrada gratuita, Small Stories deve iniciar uma turnê pela Europa e pelos Estados Unidos no final de 2015.
Small Stories: At Home in a Dolls’ House
Data: até 6 de setembro de 2015
Local: V&A Museum of Childhood
Endereço: Cambridge Heath Road, Londres
Horário: Diariamente, das 10h às 17h45 (entrada até as 17h30)
Entrada gratuita