Como parte final das comemorações pelos 150 anos do museu vienense MAK, as salas do local recebem uma invasão modernista. Trata-se da exposição Ways to Modernism: Josef Hoffmann, Adolf Loos, and Their Impact, que reúne as obras de dois dos criativos mais icônicos da transição entre o século 19 e o 20 na capital austríaca.
A mostra retrata como o modernismo vienense se tornou global. Com força e inovação equivalentes, Hoffmann e Loos criaram trabalhos que sugeriam caminhos diferentes a serem tomados pela arte, arquitetura e design da época. Além dos pensamentos chave dos dois visionários, a exposição resgata o contexto histórico de suas áreas – o processo de industrialização era um deles, por exemplo – e a ressonância das obras nos trabalhos de arquitetos internacionalmente reconhecidos até os dias de hoje.
Enquanto Hoffmann interpretava a arquitetura e o design como projetos artísticos, Loos via a arte como uma área autônoma e muito distante da produção de objetos e construções do dia a dia. O primeiro focou na arte moderna o segundo se dedicou à cultura moderna. Tal debate ideológico acabou se tornando uma contribuição influente na discussão internacional quanto às direções a serem tomadas pelo movimento modernista.
Dividida em cinco capítulos, Ways to Modernism mostra o quão bem sucedidas foram ambas as teorias até os dias de hoje. Com uma seleção de construções chave e uma coleção de mobiliário, itens domésticos e documentos, a primeira parte ressalta as conquistas dos precursores da Secessão de Viena – incluindo também nomes como Theophil von Hansen e Otto Wagner.
O segundo capítulo é inteiramente dedicado a uma seleção dos mais importantes trabalhos do pai do modernismo de Viena: Otto Wagner. Já o terceiro, Modern Lifestyles, cobre o ponto alto do movimento entre a fundação da Secessão, em 1897, e a realização dos trabalhos mais importantes, em 1910. Como exemplo máximo, dois interiores de época foram reconstruídos para fins de comparação: o quarto dos Salzer, feito por Hoffman, e o próprio dormitório de Loos.
No quarto capítulo, New Viennese Way, são ilustradas as características mais marcantes dos dois homenageados e suas influências nos arquitetos e designers da época, enquanto o último, Resources, explora a importância do movimento para as criações após os anos 1940.
Ways to Modernism: Josef Hoffmann, Adolf Loos, and Their Impact
Data: até 19 de abril
Local: MAK Exhibition Hall
Endereço: Stubenring 5, 1010 Vienna
Horário: terças, das 10h às 22h; de quarta a domingo, das 10h às 18h