Quantcast
Channel: Casa Vogue
Viewing all articles
Browse latest Browse all 23614

Olho no detalhe

$
0
0
clover_1 (Foto: Felipe Ribon/divulgação)   

“A cor está no prato. Não queríamos que o cenário desviasse a atenção do principal: a cozinha autêntica de Jean-François Piége”. Quem conta é a interior designer Charlotte Biltgen, autora do décor do restaurante Clover, novo endereço do estrelado chef francês em Saint-Germain-des-Près, Paris.
    
Por essa razão, os tons neutros imperam, e a riqueza visual fica por conta da minúcia nos detalhes, a começar pelas paredes, revestidas com raku, cerâmica artesanal japonesa que costuma ganhar pequenas rachaduras após a queima. Charlotte decidiu usar este craquelê como um elemento decorativo e, ao longo de quatro dias, fez vários estudos em seu estúdio até chegar à composição que buscava, aquela na qual uma peça complementaria a outra. Todo esse revestimento é destacado por uma fileira de shingles de madeira maciça, cujo relevo conversa lindamente com os veios da própria madeira.    

clover_2 (Foto: Felipe Ribon/divulgação)

 

clover_3 (Foto: Felipe Ribon/divulgação)   

Para personalizar ainda mais o décor, as pernas das mesas, as luminárias de parede e parte das louças vieram do marché aux puces de Saint-Ouen e de lojas bric-a-brac em Bruxelas – tudo garimpado por Charlotte, com a ajuda do próprio chef e de sua mulher Elodie. Destaque para as arandelas esféricas Radiohuset (1931), do arquiteto dinamarquês Vilhem Lauritzen.
    
Nesta mesma toada, o piso de madeira também tem história: foi reaproveitado de vagões de carga da SNCF (Société Nationale des Chemins de fer Français, empresa de ferrovias francesas) e restaurado para o uso no projeto.    

clover_4 (Foto: Felipe Ribon/divulgação)

 

clover_5 (Foto: Felipe Ribon/divulgação)

 

clover_6 (Foto: Felipe Ribon/divulgação)

    
Pensado como a “epítome do simple cooking”, o restaurante dispensa a divisão entre a cozinha e o salão para 20 pessoas – os pratos são preparados a poucos metros dos clientes – e assim consegue otimizar sua área de apenas 50 m². Grandes geladeiras-vitrine ficam em frente aos clientes, exibindo os alimentos frescos que chegam a cada dia e criando uma espécie de “paisagem alternativa”, perfeita para abrir o apetite. Quando se trata de um chef com duas estrelas Michelin, essa é uma qualidade ainda mais desejável, não?
    
Clover
5, rue Perronet, Paris VIIe. Tél.: 01 75 50 00 05

    

clover_7 (Foto: Felipe Ribon/divulgação)

 

clover_8 (Foto: Felipe Ribon/divulgação)

 

clover_9 (Foto: Felipe Ribon/divulgação)

 

clover_10 (Foto: Felipe Ribon/divulgação)

   
Siga o Design do Bom no Facebook e no Instagram e fique sempre por dentro das últimas novidades!

 


Viewing all articles
Browse latest Browse all 23614


<script src="https://jsc.adskeeper.com/r/s/rssing.com.1596347.js" async> </script>