Quando o escritório de arquitetura Pitsou Kedem encontrou o terreno de 2 mil m² em que construiria o lar de um casal, percebeu que tinha todas as características necessárias para dar vida a mais um de seus projetos sofisticadamente minimalistas: muito espaço e um terreno plano. Depois de cerca de três anos de obras, surgiu uma morada cuja leveza é tão grande que as paredes parecem flutuar entre um espelho d'água e um teto voador. Trata-se da Float House.
A leveza e a amplitude eram exatamente os conceitos que os arquitetos buscavam traduzir na morada que fica próxima a Tel Aviv. Dividida por jardins internos e enormes painéis de vidro, a impressão que fica é que, apesar de toda a privacidade alcançada pelas paredes vazadas de madeira que cercam a propriedade, não há limites entre os cômodos e muito menos entre a área externa e a interna.
LEIA TAMBÉM: Tel Aviv, um caldeirão arquitetônico
Tal efeito foi alcançado graças a uma inteligente estrutura de partições móveis localizadas sob um teto escultural. Formado por duas estruturas ultrafinas que se fundem em um ponto central, de onde vem todo o suporte, ele não toca as paredes da fachada, enfatizando a ilusão de voo. Para aumentar ainda mais a horizontalidade do projeto, o teto feito de materiais muito leves se expande por cinco metros além das paredes que cercam a casa.
Logo na entrada, uma moldura de ripas de madeira constitui a fronteira inicial dessa imensidão de privacidade transparente. Ao penetrar por ela, uma espécie de lobby aquático se apresenta de forma inusitada e etérea. Blocos perfeitamente quadrados de rocha basáltica parecem flutuar sobre um espelho d'água criando o caminho para uma ampla sala de estar. Dali, graças às partições vítreas, já é possível visualizar quase todos os espaços da casa.
E MAIS: Prédio? Não, casa de sete andares
Apenas alguns volumes obstruem a visão da piscina ao fundo. Blocos revestidos de pedra ou de madeira e espécies de persianas de tábuas verticais recortam paisagens híbridas que mesclam os cômodos ao enorme quintal. E todo esse jogo de enquadramentos ainda é espelhado pela longa piscina do fundo, como em um caleidoscópio arquitetônico repleto de savoir-vivre.
Arquitetura : Pitsou Kedem architects
Time de design: Pitsou Kedem, Raz Melamed, Irene Goldberg
Fotografia: Amit Geron