Os australianos Karina e Craig Waters procuravam uma casa de fazenda para realizar o sonho de passar momentos tranquilos no interior da França. Depois de anos de busca, eles estavam a ponto de desistir quando o filho descobriu na internet um castelo abandonado. E bastou olhar o Chateau de Gudanes para a dupla se apaixonar pela morada.
A partir deste momento, a família embarcou em uma aventura inimaginável: restaurar um prédio dos anos 1740. "O teto caiu em quatro pontos, o que resultou em infiltrações extensas. A maior parte do interior estava coberta de pedregulhos e completamente inacessível, tudo devido ao resultado da queda do forro, paredes e piso", conta o casal.
A propriedade de 1.000 m² de área construída guarda diversas surpresas, como os afrescos escondidos na parede. Certa vez, Karina descobriu um buraco de 3 m de profundidade sob o piso, que era uma abóbada originalmente.
O castelo pertenceu ao marquês Louis Gaspard de Sales, que encomendou o projeto ao arquiteto Ange-Jacques Gabriel, de Paris, conhecido por obras como o Petit Trianon no Palácio de Versalhes. O objetivo original da morada era reunir a nobreza em festas pródigas. Após sobreviver a Revolução Francesa, o prédio foi comprado por uma família local.
Para o futuro, assim que terminarem as obras, o casal espera receber turistas pela propriedade. Já em 2016, a ideia é oferecer quartos, cafeteria e uma loja de lembranças, além de instalações para casamentos, festivais de música e congressos.
É possível acompanhar a reforma e as aventuras do casal pela propriedade centenária através do Facebook oficial ou ainda no site do projeto. Confira!