A polonesa Agnieszka Mazur deu nova interpretação ao mito grego com o vaso Narcissus, uma peça de vidro e metal que se insere suavemente no lar. Criada em parceria com artesãos, o objeto valoriza as tradições de seu país natal.
O cachepô é feito com vidro delgado cercado por um aro de metal refletivo. O arranjo se apoia em suportes de três pés, também metálicos. O design propositalmente cria tensão entre o frágil copo central e as estruturas ao redor, de materiais mais resistentes. "O vaso cerca as plantas com segurança", conta Agnieszka. "Ele lembra a fragilidade e importância da vida".
A designer também brincou com o mito grego de Narciso. Segundo a lenda, o belo jovem apaixonou-se pela própria figura refletida em um rio. Incapaz de se afastar, definhou e morreu. Ele foi então transformado em flor. "As lentes espelhadas fazem as plantas observarem seu reflexo. O vaso representa a natureza como delicada e necessitando de proteção, mas também como egoísta e ególatra", comenta Agnieszka.
Apesar do design contemporâneo, os componentes do objeto foram criados manualmente por diferentes artesãos. O vidro é soprado em moldes de madeira e colorido com métodos tradicionais. O aro metálico é criado com material rotacionado, polido e pintado com tinta a pó. Já os pés são soldados em uma oficina especializada.