Além do capricho com o menu, alguns restaurantes dedicam, com razão, uma boa quantidade de energia em transformar seus interiores em verdadeiras obras de arte. Esse é o caso do recém-inaugurado mexicano Hueso, fruto da parceria entre os irmãos Cadena – o chef Alfonso, autor do cardápio, e Ignácio, a frente do Cadena+Asociados Concept Design, responsável pelo deslumbrantemente alvo décor. O resultado seria capaz de impressionar até mesmo Charles Darwin, naturalista que inspirou o espaço. Os salões de pé-direito altíssimo tornaram-se uma instalação ao terem suas paredes cobertas por cerca de 10 mil ossos coletados pelo país.
Ao aproximar-se do restaurante, localizado no descolado distrito de Lafayette, em Guadalajara, é quase impossível ignorar o rigor estético do local. A fachada da construção modernista dos anos 1940 foi completamente coberta por azulejos de cerâmica do designer José Noé Suro. As dezenas de metros quadrados de desenhos em preto e branco originam um padrão espetacular que lembra uma versão minimalista dos grafismos astecas tradicionais do México. Ao lado da porta, dependura-se um único osso feito de alumínio, como um sutil prelúdio do que será encontrado do lado de dentro.
Ao entrar no Hueso, o cenário que poderia ser macabro surpreende com muita leveza e sofisticação. As paredes de tijolos aparentes brancos são cobertas por crânios, clavículas e fêmures que, em meio a utensílios de cozinha, ilustrações científicas e uma porção de objetos, criam camadas de diferentes tons de off-white. Toda essa imensidão de referências aos estudos da natureza é interrompida por um bom número de enormes janelas que, ao permitirem a entrada de luz e da paisagem verde ao redor, tornam o espaço ainda mais belo.
Sobre as mesas comunais feitas com um mosaico de madeira clara, descansam peças similares à que anuncia, na entrada, o tom da decoração. Réplicas de alumínio temperam toda a profusão orgânica do restaurante com um pouco de textura metálica.
Pensado para impressionar nos mínimos detalhes, o Hueso é uma parada obrigatória para quem visita a cidade. Oferecendo apreço estético de primeira, ele garante alimentar os clientes com boas receitas criadas pelo chef estrelado do local, e com uma boa quantidade de informação visual orquestrada por seu irmão igualmente genial.