A construção do Yok Casa + Cultura, nova opção de hospedagem em Barcelona, começou com a intenção do ecodesigner Petz Scholtus e da administradora hoteleira Mari Rodríguez de criarem uma alternativa à hotelaria de massa que predomina na região central da cidade.
O empreendimento é composto por apenas três apartamentos com áreas que vão de 60 a 95 m² e capacidade para acomodar de 4 a 8 pessoas. As unidades integram um casarão erguido no início dos anos 1900, carregado de traços do modernismo catalão, como pé-direito alto e tetos ricamente adornados, mosaicos nos pisos e belas portas-balcões de madeira que dão acesso a varandas.
Em operação desde 2014, o local foi submetido a uma reforma profunda com seis meses de duração. O foco da intervenção foi oferecer aos hóspedes o conforto dos tempos atuais, mas sem prescindir do charme e da personalidade da construção original.
Como conceito geral, procurou-se evitar excessos e empregar a menor quantidade de materiais possível. Daí os ganchos nas paredes, em vez de armários ou prateleiras. Nas cozinhas, o mobiliário foi construído com pallets de madeira e as bancadas receberam superfícies fabricadas a partir da reciclagem de espelho, vidro, porcelana, faiança e cinzas vitrificados.
O projeto de restauro seguiu princípios do ecodesign, com o uso de matéria-prima reutilizada, espelhos vindos de antiquários, tintas livres de compostos voláteis orgânicos e dispositivos economizadores de água. Visando eficiência energética, luminárias de porcelana recicladas foram adaptadas para receber lâmpadas de LED.
Além de reduzir a pegada ambiental, o décor mais minimalista permitiu destacar a arquitetura tão singular do lugar. O projeto também colocou ênfase na produção de uma nova geração de designers locais, composta por gente criativa como Guillem Ferran, Damon Bopp e Marc Morro.
Acima dos apartamentos, o YOK Casa + Cultura possui um terraço transformado em espaço para eventos culturais. Com uma vista privilegiada, o espaço foi construído com a missão de estreitar a relação entre o hotel e a vibrante cidade, criando uma oportunidade a mais para interação entre os barceloneses e os visitantes de outras localidades.