As janelas desse lar no bairro do Morumbi revelam uma São Paulo cinza e agitada, algumas dezenas de metros abaixo. No interior, porém, reinam conforto, cores profundas e organização. Tudo a ver com os proprietários, um casal com filhos já adultos que viaja muito e preza o descanso. A dupla coleciona vinhos e objetos adquiridos durante os anos em que viveram na Itália.
As arquitetas Laura e Cristina Bezamat priorizaram o aconchego e a atmosfera clássica na morada de 395 m². Para isso, nadaram contra a corrente. Fugiram dos ambientes integrados e apostaram em cômodos dispostos de maneira linear. E nada de cores claras demais. "A cliente fica inconformada se vê uma parede branca", conta Cristina. "Escolhemos tons saturados".
Por isso, a sala recebeu pintura marrom da I Colore di Venezia, aplicada de maneira a parecer envelhecida ou manchada – mesma técnica e produto usados nas flagships da Armani. Salas de estar, jantar e TV ganharam tacos de cumaru da Indusparquet. Os tons saturados também aparecem nos tecidos – linho, seda e couro natural. Ambientes mais iluminados, como varanda, receberam o piso de mármore Travertino Navona.
O horizonte rouba a cena na varanda, onde os móveis da Artefacto e o piso de mármore Travertino misturam-se aos bancos de formas orgânicas da Rug Hold. A sala de estar continua o jogo entre tradicional e recente. Ali, as banquetas da Etel harmonizam-se a peças do acervo dos moradores, como o gaveteiro comprado na Itália e o quadro com moldura clássica.
De acordo com Cristina, a chave para combinar novo e retrô é calibrar as cores e formas. Assim, o sofá e mesa de linhas retas da Artefacto, no living, receberam tons marrons e até a ousada foto de J. R. Duran, adquirida na Galeria Babel, é em preto e branco. "Eles queriam que os interiores contassem um pouco de sua história. Nesse tipo de projeto, a gente não pode colocar só peças antigas ou contemporâneas", conta.
Os quartos dão continuidade à decoração do apartamento, mas são mais personalizados. Assim, a suíte máster ganhou cadeira e gaveteiro da Juliana Benfatti Antiguidades & Excentricidades, quadros de acervo e, na parede, a mesma pintura do living. Já o dormitório de um dos filhos traz itens modernos, como o banquinho da Etel, pendentes Bossa, de Fernando Prado, e placas de lona da Brint Brasil na parede.
A marcenaria executada pela Tora Tora reforça a atmosfera aconchegante com portas de correr duplas e rodapés altos. Nas áreas sociais os armários são de carvalho castanho e laca, enquanto a peroba, mais clara, marca os ambientes íntimos. A iluminação indireta, com luminárias focadas em móveis e obras de arte, colabora com o conforto em todo o lar.