Quantcast
Channel: Casa Vogue
Viewing all articles
Browse latest Browse all 23614

Nós vivemos o amanhã

$
0
0

Quando pequeno, assistia aos Jetsons, série de televisão na qual o ano de 2062 é retratado por carros voadores, cidades suspensas, teletransportes e robôs, e ficava me perguntando: será que tudo isso realmente vai existir um dia? Engraçado como temas sobre o futuro mexem com a imaginação das pessoas há décadas. E se o futuro já tiver chegado?

Coluna Arthur Casas: casa do futuro (Foto: Divulgação)

Quem nunca parou para pensar em como viveremos no futuro? Como será a moradia daqui a 15 ou 20 anos? Como a tecnologia irá nos trazer mais qualidade de vida? Como faremos para ser mais sustentáveis? Essas e muitas outras questões passam provavelmente na cabeça não só de muitos arquitetos – que, de forma geral, têm grandes responsabilidades, não só na maneira como as pessoas irão morar, mas também na concepção de meios efetivos para tornar o amanhã de fato sustentável -  como também na de todos os que estão cada vez mais confrontados com esse futuro que parece, às vezes, estar atrasado.

Foi pensando nisso que a Ampla, distribuidora de energia do Grupo Enel, com o apoio da PUC-RJ e da FGV, lançou o projeto  N.O.V.A –Nós Vivemos o Amanhã.

Coluna Arthur Casas: casa do futuro (Foto: Divulgação)

O projeto tem como principal objetivo reunir pessoas de diversas idades e lugares para encontrar soluções inovadoras que possam vir a melhorar nossas vidas no futuro. A ideia é, a partir de uma plataforma de colaboração digital (crowdsourcing), permitir que milhares de pessoas insiram suas ideias e discutam temas como sustentabilidade, inovação, consumo inteligente e mobilidade, para assim, ajudar a desenvolver soluções que veremos em nossas casas nos próximos anos, e mudando o conceito que temos de moradia.

Coluna Arthur Casas: casa do futuro (Foto: Divulgação)

Com base nessas e outras ideias, que também virão de especialistas, professores e pesquisadores, será construída uma casa em Niterói (RJ) para funcionar como laboratório. Neste espaço, conceitos inovadores, tecnologia e sustentabilidade serão implementados para permitir que as pessoas colaborem com mais ideias e novas discussões. A intenção será transformá-la numa plataforma física do movimento, dando a oportunidade de vivenciar essa experiência de como será viver em uma casa pensada para o futuro.

E nós aqui do Studio Arthur Casas tivemos a sorte de sermos convidados a participar desse projeto. Já estamos fervilhando com discussões em nossa equipe sobre essa tal de futuro que já é mais que possível de ser realizado. Como viver em um espaço e estar conectado com o resto do mundo em tempo real? O que significa, hoje, praticidade, flexibilidade e modularidade? Como construir uma casa tropical,  sustentável e adaptada a grande densidade de nossas cidades? Quais os valores da nossa vasta tradição modernista que pautam essa visão de futuro? Como não cair na armadilha da casa de Mon Oncle (foto abaixo), filme de Jacques Tati, na qual o “futuro” aparecia como uma coleção de bugigangas e espaços desnecessários?

Coluna Arthur Casas: casa do futuro (Foto: Divulgação)

Já estamos trabalhando no terreno, que fica no caminho Niemeyer, perto do futurista MAC de Niterói. Temos uma enorme oportunidade adiante! Esperamos utilizar também nosso blog para discutir ideias que possam contribuir com esse projeto do que pode vir a ser o amanhã, que está logo ai.

 


Viewing all articles
Browse latest Browse all 23614


<script src="https://jsc.adskeeper.com/r/s/rssing.com.1596347.js" async> </script>