A reforma desse apartamento em Curitiba, Paraná, deveria contemplar praticidade, elegância e aconchego para atender às necessidades de sua proprietária, uma médica com vida social agitada, dona de três gatos. Com 103 m² de área útil, o imóvel foi remodelado a partir do projeto das arquitetas Luciana Olesko e Maria Fernanda Lorusso, que procuraram criar para sua cliente ambientes contemporâneos, femininos, confortáveis, e que fossem resistentes aos pequenos felinos.
A planta original foi modificada visando maior amplitude. Sala de jantar e living foram integrados à cozinha e à varanda, que foi fechada e teve seu piso nivelado. Um quarto foi aberto para a sala e transformado em uma sala de música e leitura. Outro dos dormitórios virou um escritório que pode ser usado como quarto de hóspedes, caso necessário. A suíte principal foi ampliada e ganhou um closet.
A paleta escolhida para o décor privilegiou tons de marrons e fendi. Para adicionar despojamento, materiais rústicos como madeira de demolição foram combinados a espelhos e ao aço inox presente nos trilhos e roldanas dos painéis deslizantes que separam a sala, a cozinha e o corredor.
O mobiliário, fornecido principalmente por Casa das Cadeiras, Ton sur Ton e Saccaro, buscou conciliar estética e funcionalidade, com tecidos fáceis de limpar e resistentes a gatos. O projeto de iluminação, por sua vez, foi criado para oferecer múltiplas cenas. A pedido da proprietária, luminárias mais clássicas e rebuscadas foram evitadas. Por isso, para o jantar, as arquitetas especificaram um lustre de acrílico facetado com cristais. A peça, fornecida pela Ideally, tem uma pegada mais contemporânea e os cristais dão um efeito e brilho especial ao ambiente.
Curta a página da Casa Vogue no Facebook e acompanhe as novidades do décor
Em conexão com as áreas sociais, os tons de fendi e marrom predominam também na cozinha, que recebeu mosaico de pastilha de vidro e uma ilha de apoio para ser usada no café da manhã.
As mesmas cores aparecem na suíte principal, onde o foco principal foi criar uma atmosfera tranquila e acolhedora. Para atenuar o visual pesado, os armários ganharam portas de correr com perfil de alumínio e vidro pintado. Também foram escolhidos criados-mudos envoltos em caixa de vidro e que adicionam um toque sutil de modernidade.