A localização dessa cabana, em uma encosta íngreme da floresta Krokskogen, na Noruega, influenciou de modo contundente as soluções de projeto dos arquitetos do Atelier Oslo. O imóvel pertence a um casal praticante de esqui cross-country, que buscava uma base em meio ao verde para passar os finais de semana.
O terreno, com vista panorâmica para o lago Steinsfjorden, é constantemente exposto a rajadas de ventos gelados. Tal particularidade induziu a busca de alternativas que garantissem os anteparos necessários para o conforto dos usuários, sem comprometer o aproveitamento da paisagem.
Os espaços foram então organizados em uma planta em forma de cruz com um living central. Visível a partir de todos os cômodos, o coração da casa recebeu uma lareira, em torno da qual os usuários se aquecem enquanto apreciam o cenário.
Quarto, banheiro e cozinha foram distribuídos nas periferias da planta. Contínuos, os ambientes se conectam por paredes e tetos curvos que suavizam as transições espaciais e transmitem sensação de acolhimento. A construção de degraus onde os usuários podem se sentar, e até deitar, ajudou a resolver as diferenças de níveis do terreno, sem atrapalhar a fluidez dos espaços.
A construção foi erguida principalmente com elementos pré-fabricados e revestida internamente com compensado de bétula clara, o que ajuda a maximizar a sensação de amplitude. Junto às áreas de estar e de lazer, também há amplo uso do vidro transparente, conectando a cabana à floresta e inundando os espaços com luz natural.
Quer ver mais projetos inspiradores como este? Acesse o board de arquitetura no Pinterest da Casa Vogue e faça uma coleção dos seus espaços favoritos!
Nos interiores, além do cenário minimalista e despojado, destaca-se o piso com lajotas hexagonais de madeira que criam um padrão de favo de mel. Por estar em meio a uma área de preservação, a única energia elétrica da casa é proveniente de dois painéis solares que alimentam a iluminação.
Por fora, a cabana possui uma geometria regular com fachada e telhados cobertos com filetes de basalto, em sintonia com as construções tradicionais norueguesas.