Funcionalidade e leveza em primeiro lugar. Estes foram os requisitos que a arquiteta Bianca da Hora escutou de um jovem casal quando foi contratada para remodelar um recém-adquirido apartamento de 72 m² no Largo do Machado, localizado no bairro carioca do Catete.
"Eles tinham acabado de se casar e o novo estilo de vida pedia um lar muito prático", conta Bianca à Casa Vogue. "Por isso, o primeiro passo foi unificar a área social e criar uma cozinha americana. Logo em seguida encontramos soluções que, além de maximizar o uso do espaço, fazem o dia a dia mais fácil."
O novo living integrado tornou-se uma verdadeira ode ao branco. Desde o piso até o teto, a cor ajuda a transmitir tranquilidade enquanto institui uma estética clean e conectada com os dias de hoje. A textura natural da madeira, responsável pelo aconchego dos interiores, aparece nos objetos decorativos e nos móveis, ambos da Lider, e também nos armários planejados, aliados do aproveitamento de espaço executados pela Verdan Marcenaria. O tapete da Casa Fortaleza e o pendente da Vigolucci trazem sofisticação discreta.
A iluminação foi outro fator que ganhou atenção no projeto. "O objetivo era que, tanto de dia, quanto de noite, o ambiente ficasse bem claro". Por isso, as paredes que isolavam a área de serviço e a varanda da sala de estar também se foram e deram espaço para portas de vidro. "A sala de frente para a área externa confere ao conjunto uma luminosidade natural, com maior circulação de ar e uma ampla vista para a área externa. Já durante a noite, a luz indireta que vai de um lado ao outro dá a sensação de mais metros quadrados, além de ser muito aconchegante."
Por fim, tanto a suíte do casal quanto o quarto de hóspedes seguem a mesma linha leve. Muito branco, detalhes de madeira e abundância de luz, somados ao papel de parede da Orlean e a iluminação da Interpam, resultam no local ideal para descansar depois de um longo dia.