Há muito, a cozinha deixou de ser o local onde se faz alimento para o corpo; a gastronomia é considerada uma arte para a mente e a alma. O designer chinês Wayne Yang, apaixonado por utensílios domésticos e que, entre outros trabalhos, há três anos atua na JIA Inc., confirma este pensamento por intermédio de criações delicadas e criativas que trazem a cultura oriental para dentro da cozinha. A Scenery Knife Block Collection é formada por três peças que podem ser reorganizadas de forma livre e inclui o cutelo chinês tradicional (para cortes delicados), faca de cozinha de cerâmica e faca, transformando as ferramentas básicas da cozinha em puro artesanato. “É como se o balcão da cozinha fosse uma tela em branco, esperando para ser pintada, e as três peças da coleção são a paisagem que preenche o espaço com belas pinceladas”, resume Yang.
Yang explica que o componente principal é o bambu natural, somado ao acrílico fosco semitranslúcido e armação de metal, PP, terracota e silicone. Já na coleção Sino o bambu também domina, mas associado ao aço inox e a cerâmica de óxido de zircônio.
Um dos blocos concebidos pelo designer chinês desperta atenção especial. É o que ele denomina de Bloco Universal, que pode armazenar até seis facas de qualquer tamanho ou, a gosto do cliente, ser utilizado como um vaso de plantas, proporcionando um valor estético ao ambiente. O seu interior é de terracota, o que garante uma limpeza fácil.
O cuidado com o material utilizado também está nas placas de dupla face das tábuas de cortar: de um lado, uma superfície mais fina para cortes mais simples; de outro, uma estrutura para suportar o impacto do cutelo sem danificar a sua lâmina.
Yang também ressalta a sua contribuição como profissional, que procura trazer para a vida diária o conceito de design em produtos reais a fim de tornar a vida melhor. “Procuro não só contar a história do nosso projeto, mas incorporá-lo a um produto visível, palpável e utilizado pelas pessoas”, finaliza.