Às vezes o bom design surge quando se questionam fatos tão cotidianos que mal notamos. "Por que os braços das poltronas são retos?", por exemplo, foi a pergunta que se fez o designer Khodi Feiz.
Faz sentido. Quando senta, ninguém flexiona os braços em exatos 90 º. A observação deu origem ao sofá Bras (em francês, braço), criado pelo estúdio do iraniano em Amsterdã. Os apoios laterais do móvel seguem o design do corpo: são formados por dois painéis, que se dobram em três pontos com ângulos suaves.
"Essa inspiração cria uma afirmação visual notável, que é convidativa e, por isso, confortável", explica o designer. "Os cantos facetados te abraçam e permitem sentar de maneira mais flexível e casual", acrescenta.
Assentos, apoios de braço e encostos de espuma são estofados de maneira separada e unidos posteriormente. Esse tratamento enfatiza as curvas delgadas do móvel e lhe dá uma aparência divertida. A base de metal com pintura a pó ou madeira colorida reforça o efeito. Há versões de dois e três lugares. Um banquinho oferece espaço para as pernas ou pode ocasionalmente servir como mesa.