Para viver ao lado dos filhos pequenos, o jovem casal almejava um lar marcado por duas características principais: conforto e sofisticação. Eles confiaram ao arquiteto Mario Biselli a responsabilidade de criar o projeto arquitetônico, e, às arquitetas do escritório Perffectta Arquitetos e Associados, a parte de interiores. “Trabalhamos para alcançar uma unidade em relação à obra do Mario, buscando inclusive potencializar alguns elementos dela”, conta Eliza Schuchovski, que trabalhou ao lado da sócia, Caroline Andrusko.
Construída dentro de um condomínio, em Curitiba, a residência de 500 m² é marcada por ambientes generosos, com poucas divisórias, e pelo uso do concreto aparente - na fachada e em algumas paredes internas. “Ressaltar a estética natural dos materiais, mantendo o aspecto orgânico o mais preservado possível, foi outro pedido importante dos clientes. Se a parede é de concreto, ela precisava ter a aparência original, por exemplo, assim como a madeira do piso”, conta Eliza Schuchovski. Na busca por um layout contemporâneo, a dupla de arquitetas apostou na mistura de tons neutros e revestimentos naturais. “O uso do concreto e da madeira cria um contraste, entre materiais quentes e frios, o que também configura ambientes contemporâneos, com apelo natural”, conclui Eliza.
No mix de revestimentos nobres e rústicos eleito, se destaca o painel de arenito vermelho. A estrutura, que serve como pano de fundo para a lareira de limestone, extrapola os limites do living e avança, em direção ao jardim. A madeira aparece em diferentes versões: no piso de cumaru; no deque; na marcenaria, executada em lâmina catuaba, e nos painéis ripados, que preservam as suítes do piso superior.
“Os móveis soltos são de duas lojas principais: Artefacto e Ton Sur Ton. Priorizamos as peças de design assinado, como as poltronas Riguel, da Artefacto, dispostas no living, e as cadeiras do Jader Almeida para a Ton Sur Ton, usadas na sala de jantar”, contam as arquitetas.
Desenvolvido em parceria com a loja Interpam, o projeto luminotécnico segue a essência minimalista que inspirou o restante do layout. A iluminação indireta, instalada em recortes no forro, traz conforto ao ambiente, enquanto a presença de automação permite, no restante, versatilidade de cenas e dimerização das lâmpadas.
Na sala, para coroar a obra, um vão de 9,7 metros dá as boas-vindas à luz natural. Quando as quatro folhas de vidro de correr que estipulam o limite entre exterior e interior são abertas, a generosa abertura integra sala e jardim, convidando os moradores, e muitas noites, seus convidados, para aproveitar o dia e a noite do lado de fora.