Criar reinterpretações de técnicas rudimentares tornou-se uma das características do trabalho da londrina Gemma Kay Waggett, que elegeu o universo têxtil como principal campo de atuação. Ao visitar e estudar o passado, ela encontra ideias para dar luz a criações contemporâneas, no estilo da sua coleção Beyond Wicker (Além do Vime), alvo de críticas positivas, publicadas em diferentes veículos internacionais. O projeto, que começou a ser desenvolvido durante seu mestrado em Mixed Media Textiles, na Royal College of Art, resultou em uma linha de tecidos com estampas inspiradas na estética do vime trançado - matéria-prima usada desde tempos remotos, especialmente na manufatura de cesto e móveis.
“Meu objetivo era criar tecidos com desenhos que parecem trançados, embora eles sejam, na verdade, impressos ou bordados”, conta Gemma. O insight para definir a paleta de cores da coleção partiu de uma ocasião cotidiana na vida da designer têxtil: enquanto ela caminhava por um mercado de antiguidades londrino, a decoração de uma antiga casa de boneca soprou a combinação de tons que daria vida a suas peças. Para mostrar o potencial de uso de seus tecidos, a artista desenvolveu três objetos de design: duas banquetas e um banco, com assentos revestidos.
Paralelamente às experiências têxteis, Gemma toca a loja Nothing But Navy que, como o nome sugere, comercializa produtos inspirados em referências náuticas. A clássica combinação de listras, azul marinho e branco, apropriada do uniforme dos marinheiros, aparece em diferentes versões, estampando artigos de papelaria, utensílios domésticos, peças de vestuário e acessórios.