Com um trabalho que explora contrastes - entre forma e função, entre o moderno e o tradicional - Aljoud Lootah é uma designer cuja produção vem chamando a atenção em várias partes do mundo.
No início desse ano, ela fez o lançamento de sua primeira coleção de móveis e objetos de decoração, batizada de Oru, durante a Design Days Dubai.
Desenvolvida com inspiração na tradicional arte japonesa do origami, em especial em seus ângulos e formas geométricas, a série é composta por quatro peças produzidas em edição limitada: luminária de mesa, cadeira, espelho decorativo e armário.
"A ideia é mostrar que ao dobrar uma folha plana, bidimensional, podemos criar formas tridimensionais funcionais e atraentes", explica Lootah, que nasceu nos Emirados Árabes Unidos, tem formação em artes gráficas e interesse em processos artesanais.
No caso da coleção Oru, a folha utilizada é de teca, combinada com detalhes em bronze e tecido. Apesar da solidez da madeira, as peças transmitem fluidez e leveza, como se tivessem sido confeccionadas com papel.