Sempre movimentado, o The Crystal Palace Market é um restaurante londrino que oferece pratos elaborados a partir de ingredientes frescos escolhidos pelos próprios clientes em um balcão. O sucesso do empreendimento, inaugurado em 2013, motivou seus criadores - Anatoly Parkhomchuk e Ruslan Ugarov - a abrirem um segundo estabelecimento com proposta semelhante, em outra parte da cidade.
Sob o controle do chef Bubker Belkhit, que também comanda a cozinha do badalado japonês Sumosan, o The World’s End Market ocupa um edifício icônico no Chelsea, onde por muitos anos funcionou um pub e, mais antigamente, uma taverna.
O novo restaurante conta com mesas no piso térreo, um bar no nível subterrâneo e um terraço no primeiro andar, onde funcionam um segundo bar e há exibição de filmes britânicos clássicos e mostras de arte eventuais.
Antenado com o conceito do restaurante, o projeto de interiores procurou trazer a atmosfera rústica dos mercados centrais. Isso pode ser notado no aproveitamento da madeira de caixotes para revestir os balcões e no uso de azulejos brancos, que remetem aos utilizados em açougues. Complementam a ambientação a iluminação com pendentes industriais e os estofados de couro em tons sóbrios, que criam uma conexão com os anos 1930.
Aberto todos os dias, das 10h às 5h, o The World’s End Market serve desde um clássico brunch a hambúrgueres variados. Os pratos principais são sempre elaborados com uma proteína grelhada, acompanhada de salada e batatas fritas. O cardápio varia a cada dia, de acordo com a disponibilidade dos fornecedores e fiel à proposta de privilegiar ingredientes frescos e da melhor qualidade.