Um tique para o dia; um tique para a noite. Depois de pesquisar – e muito - o ritmo circadiano, expressão em latim que designa o período de aproximadamente 24 horas sobre o qual se baseia o ciclo biológico de quase todos os seres vivos, a designer Éléonore Delisse ficou intrigada com a influência da variação da luz no organismo e projetou um relógio que usa a luminosidade para reequilibrar o nosso ciclo diário, além de ser uma bonita peça de decoração para o quarto. “Os nossos relógios biológicos naturais estão programados para responder à luz. Com as mudanças no outono e inverno, este ciclo pode ser alterado e causar uma desordem, ou, usando um termo mais técnico, uma forma cíclica de depressão”, explica.
Um copo dicróico gira lentamente acima de uma lâmpada para criar cores diferentes. O relógio está configurado para gerar uma luz azul no período da manhã, que ajuda a diminuir a produção de melatonina e estimular a vigília. À noite, outra luz, em um tom âmbar (mistura do amarelo e vermelho), entra em ação e, no sentido inverso, desencadeia a produção de melatonina e provoca uma sonolência. “A cor da luz, ao longo do tempo, auxilia no reequilíbrio do nosso corpo”, resume. “Foi muito interessante estudar as soluções existentes. Um ritmo de cor constante em nossas casas influencia o cérebro e, no caso do azul, produz o efeito da cafeína no corpo e atua positivamente no humor, enquanto que o âmbar envia uma mensagem para a desaceleração.”
Como materiais, ela utilizou madeira para fazer a base; o peso na parte de fora é de mármore. As conexões são feitas de latão e o vidro é dicróico para proporcionar um efeito diferente da luz através dele. Ela conta que desenvolveu o projeto a partir de necessidades humanas, traço característico de seus trabalhos. “Para mim, bem-estar tem a ver com acordar feliz e dormir em paz em qualquer mês do ano.” Com o relógio, Éléonore ganhou o prêmio de design Wallpaper 2015 - categoria life enhancer.