Metade Design Miami, metade Ventura Lambrate. Esta foi a impressão – para lá de positiva – deixada pela primeira edição do salão MADE (Mercado, Arte, Design), inaugurado nesta quarta-feira São Paulo. Peças únicas, edições limitadas, móveis vintage, obras situadas na fronteira entre o design e a arte e um compêndio de novos e consagrados talentos revelam-se a cada esquina percorrida pelos visitantes no prédio do Jockey Club (veja as galerias de fotos ao final).
Aberto ao público, ao contrário da maioria das feiras que acontece nessa época, o salão chama para si a responsabilidade de estabelecer na capital paulista um espaço para desenvolver uma cultura de design que vá além do mero aspecto comercial. Não que negócios não estejam sendo feitos nas salas do MADE – colecionadores e investidores compareceram em peso à abertura do evento.
O núcleo do salão está dividido entre o andar térreo e o primeiro pavimento do edifício do Jockey. Embaixo, estão os nomes de maior peso: galerias, antiquários e lojas especializadas em design-arte. Acima, um espaço denominado Coletivo apresenta o trabalho de novos designers e estúdios independentes. Exposições paralelas dentro e fora do prédio principal, de design de produto e gráfico, fotografia e artesanato, completam o evento, que ainda conta com uma caprichada programação de palestras.
Graças ao projeto cenográfico do Atelier Marko Brajovic, muita gente viu, pela primeira vez, os revestimentos e estruturas originais do prédio do Jockey, deixados à mostra (às vezes até demais...), num contraponto interessante a eventos como a Casa Cor, que cobrem e disfarçam tudo aquilo que é possível.
O MADE é fruto da mente do incansável Waldick Jatobá, organizador, diretor artístico e curador (além de novo colunista do site da Casa Vogue), que estava por trás do salão Design São Paulo, iniciativa pioneira realizada dois anos atrás. Sem nunca perder de vista a vocação do design para contribuir com o crescimento econômico do país, Jatobá espera receber até 8 mil visitantes até o fechamento do MADE, no domingo.
Galeria: Design-arte e móveis vintage
Galeria: Design holandês e belga
MADE – Mercado, Arte, Design
Local: Jockey Club de São Paulo
Endereço: Av. Lineu de Paula Machado 1.173 - São Paulo
Data: até 18 de agosto
Horários: quinta e sexta das 14h às 21; sáb. das 12h às 21h; e dom. das 12h às 20h
Entrada: R$ 20 (estudantes pagam meia)