Objetos podem ser simplesmente funcionais ou ainda, de alguma forma, despertar a reflexão. Para o designer de produto Bjørn van den Berg, a primeira alternativa não é nem uma opção. As criações do jovem norueguês demonstram, além de sensibilidade para a beleza, interesse em descobrir como pequenos artefatos interagem de forma diferente com o ser humano.
Uma delas é o Circus Note Sticker, um dispenser de notas adesivas que é praticamente uma explosão technicolor. Sua tampa exibe uma paleta de cores que, quando aberta, revela uma sequência de stickers com nuances contrastantes que desafiam a percepção visual. Além de ser um acessório que esbanja charme, os adesivos permitem uma gama de possibilidades utilitárias e organizacionais.
Já a série de espelhos Aura funciona como um holofote de luz e de sensações. As peças feitas de alumínio galvanizado e cobre, cromo ou níquel possuem a forma da metade de uma esfera, o que as transforma em objetos altamente refletores.
Enquanto a superfície reta é feita para mostrar a imagem de quem a olha, o lado curvo acaba banhando o ambiente com belas luzes. "Esse projeto é sobre tato e sensibilidade. O formato de Aura foi pensado para caber nas palmas de duas mãos e despertar sensações com seu peso e com o contraste das superfícies", explica van den Berg. "A ideia é criar reconhecimento físico e mental."
Por fim, até mesmo uma simples luminária móvel foi pensada para facilitar a relação com o objeto. Attach Clip pode ser girada e moldada para infinitas direções a fim de permitir que o usuário sempre consiga iluminar o que ele precisa.