Durante os dez anos em que o bilionário engenheiro aeronáutico norte-americano Howard Hughes viveu sob este teto, realizou grandes feitos: quebrou um recorde de velocidade no ar, namorou Katharine Hepburn e produziu filmes eternos, como Scarface e Hell´s Angels. O fato do excêntrico aventureiro, um dos homens mais ricos do mundo na época, ter morado ali no passado é motivo de grande orgulho para Ash Shah - proprietário atual, que repete, animado, a história para todas suas visitas.
Além do charme da construção no estilo colonial, erguida na cidade californiana de Los Angeles em 1926, outro atrativo para Rughes foi o clube de golfe, que resiste até hoje no quintal a perder de vista. Ex-produtor de cinema e agora dono de restaurantes, Ash passou a prestar atenção no endereço quando ele e sua esposa descobriram que o quarto filho estava a caminho. Em busca de mais espaço, eles foram surpreendidos quando um conhecido contou que o cobiçado imóvel estava à venda. Ash fez uma proposta e arrematou a residência de 3 mil m² por U$ 6,3 milhões.
O casal planejou a reforma com atenção, a fim de preservar a estética original da fachada. Na hora de mobiliar o interior, no entanto, exploraram diferentes estilos e o uso de cores vibrantes em elementos pontuais, como a porta de entrada amarela. Ela dá acesso ao hall, onde duas peças vintage se destacam: o lustre, design Gaetano Sciolari, e a cômoda da loja Eccola.
“Nós adoramos receber gente, então um dos principais desejos era ter áreas comuns mais espaçosas. Além disso, modernizamos o layout e adicionamos brilho a ele”, conta Niroupa Shah, que batalhou para convencer o marido a imprimir detalhes dourados na décor. A cor aparece por todos os ambientes, mas em pequenas doses, como nos pendentes da cozinha, design Ann Sacks, e no lustre dos anos 1960, que aparece sobre a mesa de refeições, assinada por Blackman Cruz.
O casal contou com a ajuda da designer de interiores Laura Adams para organizar a decoração. “Eles têm muito bom gosto, sem falar no acervo de belas peças de design assinado. Só ajudei a posicioná-las para aproveitar bem o uso. Um dos passatempos favoritos da esposa, o garimpo de peças vintage na internet reforçou a originalidade do todo.
Eles lembram hoje, com bom humor, das várias brigas que aconteceram durante a reforma. "Eu sou mais simples, purista, e ela gosta de arriscar", revela Ash. A esposa responde, em tom de brincadeira: "Eu sou jovem e ele é velho". Fato é que eles conseguiram traçar uma casa original, com raridades por todos os lados. Para coroar o projeto, a área externa apresenta outras novidades: uma lareira e uma generosa piscina, que permitem aproveitar o jardim no inverno e no verão.