O novo aparelho de jantar da Casa Branca é assinado por ninguém menos que a própria primeira-dama norte-americana, Michelle Obama. A novidade foi divulgada hoje, durante um tour pela cozinha e outros aposentos de serviço da casa - passeio oferecido ocasionalmente pelo staff do estabelecimento. Na ocasião, Michelle também apresentou a sala de jantar da residência oficial, que passa por uma intensa renovação. A louça será utilizada pela primeira vez amanhã (28/4), durante um jantar para o consulado japonês.
Cada lugar à mesa é composto por 11 peças, predominantemente brancas, que contam com padronagens opacas nos tons de dourado e azul. O processo de criação de Michelle começou em 2011 junto com o amigo e designer Michael Smith. Ela consultou, claro, todo o pessoal da Casa Branca - desde o diretor da Residência Executiva até os chefs e curadores - para descobrir quais eram as necessidades e vontades de quem frequenta a residência, além de falhas que poderiam ser supridas pela nova coleção.
Entre os desejos de Michelle estava a criação de um aparelho agradável que combinasse com o produzido pela antiga administração, para evitar desperdícios. Algumas das peças herdaram a mesma padronagem utilizada por James Madison em 1806, renovada pela texturização. A coleção foi totalmente guiada pela flexibilidade e facilidade de uso: por exemplo, a forma baixa e larga de um dos bowls, permite que a peça seja utilizada para sopa, salada ou até mesmo sobremesa.
A decisão de quais itens incluir entre os escolhidos foi baseada na dinâmica local - por exemplo, a Casa Branca mantém uma horta própria. Para beneficiar estas características, foram adicionados pratos mais largos e rasos. Uma das peças de destaque é um bowl de tamanho individual, com tampa - formato nunca antes utilizado.
O azul, chamado de "Kailua", foi uma escolha pessoal da primeira-dama, inspirada na cor do oceano do Havaí, sua terra natal - e também do presidente norte-americano. O produtor das louças também é de lá: a marca Pickard China, apesar de nunca ter produzido louças para a Casa Branca, já havia fabricado anteriormente para o Air Force One, o avião oficial da presidência da república.