Um projeto arquitetônico rompeu a tranquilidade da bela Tonsberg, cidade considerada a mais antiga da Noruega – ela foi estabelecida como município em 1º de janeiro de 1838 -, situada próximo a Oslo. Pelo menos no aspecto visual, a casa erguida pelo escritório Vårdal Arkitekter se difere de todo o cenário da zona residencial, com formas assimétricas e linhas modernas. O projeto ousado também funde os espaços interiores com os exteriores.
Fica evidente que aproveitar a topografia do local e garantir luz natural em todos os ambientes foram prioridades neste desafio de construir o lar de uma família de quatro pessoas. O tamanho total do terreno é de cerca de 550 m².
A entrada principal da casa está no nível do solo. É o térreo. Um corredor leva a uma garagem dupla e para a sala de estar do andar acima.
No primeiro andar, no lado norte e sudoeste da residência, estão também a sala de jantar e a cozinha. A sala de estar é demarcada por janelas grandes de correr, que levam a uma varanda de madeira. A varanda tem como base o telhado da garagem. O quarto do casal está localizado neste mesmo andar.
O nível acima traz dois quartos para as crianças e uma pequena sala de estar adicional. Ainda há um terraço virado para o sul, na face oposta do andar inferior.
Para a escolha dos materiais utilizados, a questão de uma manutenção baixa foi muito discutida, como o emprego do lariço, uma espécie de pinheiro, que ocorre em zonas frias do hemisfério norte e adquire uma patina bonita ao longo do tempo, devido às variações do tempo e da luz.
O resultado do projeto inovador ficou em harmonia tanto com o terreno como com a topografia da área.