O desafio do Estúdio de Arquitetura Sinato era renovar o layout do apartamento de 68 m², em Fujigaoka, Kanagawa, no Japão, uma das unidades do prédio de 26 anos, para abrigar, confortavelmente, uma família de três pessoas.
Com um espaço limitado, a equipe profissional decidiu por criar um andar adicional. O designer Chikara Ohno, depois de estudar os desenhos estruturais, verificou que a altura do teto suspenso de 2,4 metros era o mínimo suficiente para a empreitada. O nível do teto do interior deste apartamento japonês foi elevado e surgiu um mezanino para ser utilizado como sala de leitura. A plataforma de madeira, criada para dar sustentação ao novo piso, ainda acrescenta um quarto extra ao pequeno apartamento.
As ligações entre os ambientes deste apartamento são feitas de forma nada tradicional. Para ir para cima, é preciso utilizar uma escada de madeira, acessada por uma entrada fora do corredor, e se chega ao espaço por um buraco quadrado no chão.
As colunas que sustentam a plataforma para o andar adicional ajudam a subdividir o espaço existente no andar de baixo, definindo os limites de dois quartos e um espaço de estudo.
No andar de baixo, tanto os quartos como o espaço de estudo estão abertos para um hall, ambiente decorado com um banco de madeira e um armário com portas de madeira também.
O andar da parte de baixo ficou com 2 metros de altura, o novo andar redistribui os outros 1,4 metros de altura.
O mezanino fica parcialmente escondido atrás de uma seção do teto pintado de verde, que ainda guarda cabeamento e tubulações do apartamento. A única tubulação exposta está revestida por uma pintura branca brilhante.
A lacuna existente entre o mezanino e as paredes de suporte permite que a luz penetre no espaço abaixo. O piso, interrompido antes de se unir à parede exterior, forma um pequeno espaço vazio que facilita a circulação do ar que vem da janela do quarto abaixo.
No final do corredor, o nível do teto levanta e cria espaços agradáveis para a cozinha e sala de estar.