Pode ter demorado um pouco para a chef australiana Skye Gyngell dar o seu voo solo, mas ele veio com muita elegância e estilo. O Spring foi inaugurado há seis meses no Somerset House, salão neoclássico do século 19, localizado no centro de arte e cultura de West End, em Londres. É a primeira vez que este espaço de mais de 150 anos está aberto ao público.
A beleza do lugar, totalmente remodelado, mais a degustação de pratos simples com ingredientes deliciosos, ambientação impecável e agradável da decoração e sua localização funcionam como atrativos do Spring. A luz invade o restaurante e as janelas amplas, os tetos altos e arejados e as cornijas originais que enquadram o espaço criam um ambiente extremamente agradável.
LEIA TAMBÉM: Londres para ser admirada das alturas
Muitos profissionais colaboraram para chegar neste resultado, a arquitetura por Stuart Forbes Associates; projeto de design de interiores por Briony Fitzgerald; projeto do átrio com jardim por Jinny Blom e iluminação por Paul Nulty. Até os uniformes foram bem pensados e são de designers famosos Egg e Trager Delaney.
Para a elaboração dos menus de almoço e jantar diários, Skye e equipe orientam-se pela mudança das estações. A chef conta que se sente feliz por abrir um restaurante no centro de Londres, que permanecerá em profunda sintonia com a terra e as estações do ano. “Meu cozinhar sempre foi impulsionado por um respeito por bons ingredientes, e eu me sinto realmente privilegiada que a minha primeira aventura solo permita compartilhar esse prazer com os outros, todos os dias, neste ambiente histórico.”
O menu é composto por oito entradas, oito pratos principais e cinco sobremesas, incluindo queijo, além dos pratos sazonais, como os lagostins grelhados com manteiga de algas; fiore di latte, abóbora em conserva, speck e óleo de sálvia e filé de carne com manteiga marrom, anchova e verduras silvestres. A carta de vinhos, desenvolvida pelo consultor Jack Lewens e pelo chef sommelier Frank Embleton, é dominada pelas safras da França e Itália. As sobremesas incluem o creme buttermilk com bolachas de centeio.
O Spring também oferece em sua estrutura um salão apropriado para saborear refeições leves, como pequenos sanduíches, sorvetes, seleção de vinhos e licores e o Bicerin, expresso e chocolate, clássico de Turim, na Itália.
Gyngell começou treinando em Sydney e Paris, antes de mudar-se para Londres. Na cidade, um dos papéis mais importantes assumidos por ela foi de chef em Petersham Viveiros, onde trabalhou quase que exclusivamente com produtos sazonais. Bastante premiada e escritora de vários livros sobre culinária – a primeira publicação foi “Um ano na minha cozinha”, de 2006, que, no ano seguinte, ganhou o prêmio de Melhor Livro de Receitas no Guild of Food Writers Awards, em 2007; “Spring, o restaurante”, será publicado neste ano.
O diretor de Somerset House Trust, Jonathan Reekie, salienta a satisfação de a chef Skye ter escolhido o Somerset House como local para o seu primeiro restaurante em Londres. “Somerset House é um centro criativo no coração da capital da cultura do mundo, que nos convida a experimentar algo novo e um pouco fora do comum, o que pode ser encontrado no Sprin.” O restaurante é o quarto estabelecimento no local.