Nascido em Washington, D.C. e hoje com estúdio em Detroit, Jack Craig é formado em engenharia e trabalhou para a Marinha dos Estados Unidos como pesquisador na divisão de infra-vermelho antes de ingressar no universo do design.
Graduado em Design Industrial e com mestrado em “Arte do Design 3D” (2012), esse americano já possui um corpo de trabalho que, apesar de recente, apresenta uma constante e interessante mistura entre o artesanal e o industrial, dentro do conceito de design high-low.
Suas peças se caracterizam por um desejo de transformar o olhar do observador a respeito dos objetos do dia a dia, partindo de materiais extremamente comuns para criar algo único. No caso, numa de suas séries mais famosas, o designer parte de tubos de PVC comuns à construção de encanamento de água para, através de um processo manual, esquentá-los e manipular seu formato. No final peças de mármore ou madeira se unem ao objeto formando tampos e assentos.
Se, por sua vez, o material escolhido não é de todo inovador (Tom Price já o experimentava desde os anos 1990) o formato e abordagem são. Aqui ao invés do corte e colagem dos tubos de PVC ou seu total derretimento, Jack Craig controla com grande precisão a “deformação” das tubulações, que ao final parecem ter sido esculpidas em material plástico, bem como um bloco de mármore nas mãos de um artista clássico, e ganham ar de sofisticação.