Durante anos, o casal cultivou o hábito de passear com seus cachorros pela pequena rua Warren Place, no bairro de Cobble Hill, em Nova York. “O endereço é muito charmoso, uma espécie de oásis no meio da cidade. Ficávamos tentando ver como os imóveis eram por dentro através de frestas nas janelas”, conta a designer de interiores Elspeth Benoit. Ela e seu marido, o escritor David Bevan, espiavam as casas, curiosos em saber como seria a vida naquele conjunto de residências geminadas - construídas em 1870 para os operários que trabalhavam na região.
Em 2012, quando os dois receberam a notícia de que uma unidade estava à venda, agendaram a visita na mesma hora. Após anos especulando como seria o interior das casinhas históricas, eles finalmente cruzaram a porta. Apesar da conquista, a primeira impressão decepcionou, contam. “O layout era composto basicamente por uma série de pequenos cômodos muito escuros, e o teto era super baixo”, explica Elspeth. O casal confiou, no entanto, no potencial da residência de apenas 93 m², comprou o imóvel por 1,3 milhões de dólares e o submeteu a uma reforma geral.
A arquiteta Elizabeth Roberts cuidou das mudanças estruturais, que envolveram a demolição da antiga escada fechada por paredes, substituída por um modelo aberto, e a instalação de uma claraboia que permite a entrada de luz natural nos três andares.
Coube até um estúdio no jardim privativo, onde David escreve suas críticas musicais. “Nós retiramos tudo que pudemos, para deixar o layout o mais amplo possível”, declara Elspeth. Para aumentar o pé-direito, a arquiteta retirou o gesso da cobertura em determinadas áreas, deixando as vigas de madeira aparentes.
LEIA TAMBÉM: Antiga garagem vira uma casa moderna
Para celebrar a condição histórica do edifício, os proprietários elegeram peças de design cheias de história, como a lareira de mármore da sala, da loja Old Good Things, que, segundo a proprietária, já pertenceu ao músico Stevie Wonder. Herança do lar onde Elspeth passou a infância, mesa, cadeira e bancos equipam a sala de jantar.
Nos dois banheiros, o estilo vintage fica evidente graças aos revestimentos selecionados. No do casal, a estética é ainda reforçada pelos modelos de banheira e pia, da Demolition Depot.
Quando a obra ficou pronta, o layout do novo lar, com dois banheiros e dois quartos, surpreendeu os proprietários. “Conseguimos uma atmosfera muito mais ampla e bem iluminada do que imaginávamos”, conta ela. Alguns meses após a mudança, eles descobriram que o segundo dormitório em breve teria um dono, pois o primeiro filho estava a caminho.