Os clientes apresentaram seu maior desejo: ter um apartamento o mais integrado possível, o que impôs um grande desafio à arquiteta, pois o antigo layout do imóvel era justamente o oposto, todo compartimentado em pequenos cômodos. “Tinha salinha de almoço, de jantar de TV, tudo super segmentado. Colocamos várias paredes abaixo”, conta a arquiteta Camila Klein, que assina o projeto. A profissional logo notou o vínculo especial existente entre os integrantes da família, e entendeu que valorizar os momentos de convívio era primordial. “Trata-se de um casal jovem e três crianças, com idades superpróximas. Eles são realmente muito conectados, é uma família que fica feliz e se diverte muito junta”, revela Camila.
A mãe fez um pedido: os três meninos pequenos deveriam dormir na mesma suíte. “Eu juntei, então, dois quartos e meio e transformei no dormitório deles”, conta Camila.
Para a espaçosa suíte, que tem área suficiente para eles brincarem, descansarem e estudarem, a profissional e os clientes tiveram outra ideia criativa: estampar um retrato divertido dos três juntos no banheiro, feito a partir de uma aplicação sobre pastilha.
Todo o projeto de marcenaria foi traçado pela arquiteta e a empresa Blanco Design cuidou da execução. “A mãe quer que o crescimento dos três aconteça de forma compartilhada. Ao dividir o mesmo quarto e o banheiro, eles aprenderem a respeitar, a se organizar, ou seja, absorvem um sentimento coletivo e não individualista”, declara Camila.
Como a família adora receber, optou-se pela criação de duas cozinhas: uma mais funcional, de uso cotidiano, e outra gourmet, que pode ser conectada ao living graças à derrubada de três paredes. Ali, na área de refeições, se destacam os armários (Florense), a bancada de silestone, da Mont Blanc, e a coifa da Lumix.
Fluindo para o living, os moradores são recebidos por um generoso sofá, da Breton Actual, que aparece sobre o tapete da Damatex.
“A suíte do casal era muito pequena, então eu avancei para dentro da sala, ampliando a área. Usei um painel de TV como divisória entre os pés da cama e o closet”, revela a profissional. Cada um ganhou um banheiro com características diferentes: o dela é o maior e, o dele, tem o ofurô dentro do box.
Por fim, para arrematar o décor, a arquiteta traçou o projeto luminotécnico todo automatizado, executado pela Lumix. “Conseguimos vários cenários dentro do mesmo ambiente, graças à iluminação”, conclui.