O estúdio de design Apparatus, localizado em Nova York, mostra que suas criações vão além do bom gosto. Com referência atemporal, as luminárias da nova coleção são marcadas por uma estética moderna e feitas de materiais artesanalmente trabalhados, como latão, bronze e vidro.
Os objetos envolvem geometria e desafiam as leis da física, já que exploram conceitos da gravidade. "Queremos passar a sensação de que os lustres são literalmente puxados para baixo", diz o diretor criativo Gabriel Hendifar. A solução foi dar estabilidade aos pendentes que ganharam ar retrô e acabamento singular.
No limiar da arte e do design, a dupla se inspirou na simplicidade escultural dos tradicionais pingentes encontrados no design de joias para lançar luminárias individuais, duplas ou triplas. A linha intitulada Lariat contempla criações com design que lembra uma verdadeira lágrima de vidro. Disponíveis como um sistema de pingentes, podem ser personalizadas.
LEIA TAMBÉM: Milão 2015, dia 2. A força criativa da luz. Euroluce apresenta as luminárias do futuro
Destaque também para a linha Trapeze. Com forte apelo gráfico, a peça é um triângulo fixo no espaço suspenso por linhas ininterruptas estendidas até o teto. Essa linha se estende às arandelas, que ganham rotação dupla.
Bebendo no universo equino, a dupla criou outra linha: HorseHair Pendant e HorseHair Sconce. Evocando a graça e a força do animal, os acessórios são feitos de tramas de crina de cavalo combinadas com latão, vidro jateado e bronze.
Batizadas como Axon Lamps, as luminárias arredondas apresentam uma combinação harmoniosa de materiais. Outra estrela da coleção é a luminária Cloud XL. Uma evolução da série Cloud, lançada em 2012, as esferas permitem uma iluminação maior por causa do seu diâmetro aumentado.