"Eu vi minha mãe morrer de câncer. Cuidei dela o máximo que pude, mas o sentimento era de frustração por não poder ajudar mais", conta a polonesa Karolina Jonderko. Quatro anos depois do fatídico acontecimento, ela resolveu fazer uma homenagem diferente: fotografou a si própria usando as roupas da mãe. A homenagem também é uma tentativa de compensar a saudade que sente. Nomeada Self-Portraits With My Mother (Auto-retratos com a minha mãe), a série capta os períodos passados e ajuda a artista a se reconciliar com a realidade.
"Minha mãe era dona de roupas com aspecto usado, porém ela nunca achou que precisava de peças novas - preferia guardar dinheiro para despesas mais importantes, como a casa ou nossos estudos. Isso acabou se tornando uma parte importante de sua identidade." Com aspecto vintage, a polonesa separou as roupas que sua mãe usava para tocar piano, ir a casamentos, trabalhar ou para momentos especiais, como o natal.
Na série, a fotógrafa surge frente à uma parede branca utilizando vestimentas que parecem ter vindo do século passado. Vestido azul estampado, roupas de linho, de tricô e com estampas floridas estão entre as peças. Confira a homenagem.