Bordeaux, na França, acaba de ganhar um novo estádio, assinado pela firma mestre da arquitetura contemporânea Herzog & de Meuron. Com aparência leve e aberta, sua estrutura é elegante, principalmente para o tamanho da empreitada: 7.161.896 m². Com capacidade máxima durante os jogos para 42.000 pessoas, foi feito para receber mais do que partidas de futebol ou de futebol americano, como shows, concertos, e eventos corporativos.
Em uma das extremidades da área coberta está o espaço VIP, assim como a área para jornalistas e transmissões dos eventos. Os espaços adjacentes são dedicados aos times e jogadores. A forma do estádio foi feita para integrar sua estrutura à paisagem da cidade. Os arquitetos criaram o arranjo geométrico quadrado, sustentado por colunas, para refletir a imagem criada pelas árvores em seu entorno.
LEIA TAMBÉM: Top 10: arquitetura nos Jogos Olímpicos
Pensado específicamente para essa região - aberta e sem prédio altos ao redor -, também está localizado próximo ao Exhibition Centre da cidade. As escadas do estádio são acompanhadas pelas colunas que sustentam o edifício, por onde os visitantes entram e saem do prédio.