Um dos artistas mais bem-sucedidos do movimento conhecido nos anos 1990 como Young Britsh Artists, comando por Damien Hirst, o britânico Ian Davenport desembarca no Brasil para sua primeira individual no país.
Exibindo seus trabalhos nas paredes da Dan Galeria até 27 de junho, o pintor abstrato criou uma tela especialmente para a mostra. Colourade: Buzz é quase um resumo dos seus 27 anos de carreira. Na tela, as linhas verticais e coloridas em sequência, feitas com o uso de seringas, se desmancham na borda. Serão apresentadas ainda outras 17 obras. Realizadas entre 1992 e 2015, elas compõem um recorte expressivo de sua produção.
Os trabalhos, que lembram a arte cinética de Carlos Cruz-Díez, conhecida por provocar movimento ou, apenas, a ilusão dele, abrangem as diferentes fases e questionamentos do artista, como as relações cromáticas, as linhas em sequência e as séries de arcos e círculos sobre alumínio e aço, dos anos 1990.
Ian Davenport é conhecido pela simplicidade em manusear cores e formas, sobretudo de linhas retas e curvas, que se estabelecem em trabalhos coloridos. “Nos dias de hoje, é muito mais difícil um artista ser original na pintura do que em outras mídias. Ele é um artista sempre em questionamento, por isso sua obra tem consistência”, afirma Flávio Cohn, da Dan Galeria.
Ian Davenport
Data: até 27 de junho
Local: Dan Galeria
Endereço: Rua Estados Unidos, 1638, Jardim Paulista, São Paulo - SP
Horário: de segunda a sexta das 10 h às 18 h, sábado das 10 h às 13 h