O engenheiro, na faixa dos 60 anos, que mora sozinho e tem um lifestyle despojado, entregou à designer de interiores Angela Medrado o projeto do seu novo lar: um apartamento compacto, porém com potencial, aberto à paisagem da Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio. “Além da paixão por viajar, ele também adora cozinhar e receber os amigos, por isso a área gourmet está integrada à sala de estar”, revela Angela. Com poucos metros à disposição, a arquiteta pensou intervenções estratégicas, capazes de celebrar a vista, otimizar a área enxuta e acomodar bem os itens garimpados pelo proprietário em suas andanças pelo mundo.
“Tudo começou pela bancada da cozinha”, conta Angela, explicando que tal elemento serviu como ponto de partida para o restante do afinado projeto de marcenaria, executado em peroba pela Anbi Marcenaria. A profissional adaptou o armário pré-existente, da Florense, e refez todo o balcão, usando madeira, mármore e granito preto. “Não aconselharia o uso da madeira em uma casa com movimento maior, cheia de crianças, por exemplo. Mas, ele não cozinha grandes refeições frequentemente, mais aos finais de semana.” Na hora de mobiliar o ambiente, a designer recorreu às luminárias pendentes, design Tom Dixon, da Lumini, e às cadeiras, da Arquivo Contemporâneo. “O pilar no meio do espaço sempre dá uma quebrada no layout, então a ideia foi revesti-o com espelho e envolvê-lo na bancada. É um efeito simples, mas que neutraliza a presença dele”, conclui.
LEIA TAMBÉM: O descolado lar de um músico, em NY
“Depois, partimos para o desenho do rack da televisão, também de peroba e com a mesma linguagem da bancada”, conta ela. A estrutura segue por toda a parede do estar, onde foram posicionados itens garimpados pelo morador em viagens, combinando as novas almofadas, da Orlean.
A princípio, a ideia era abrir o segundo dormitório para a sala, mas, como o proprietário costuma trabalhar em casa, concluiu-se que seria melhor transformar o cômodo em um escritório. “Quebramos a porta pré-existente, aumentamos o vão e traçamos o modelo de correr, que permite uma integração maior ou uma privacidade, dependendo da ocasião”, conclui Angela.
E MAIS: Para viver cercado de cores e design
A antiga parede que dividia os dois quartos foi abaixo. “Avançamos 15 centímetros na área do escritório (nova função dada ao dormitório), a fim de conseguir mais espaço para armários da suíte, pois os antigos eram insuficientes”, declara. A partir do ambiente, o morador tem acesso à sua varanda que acompanha todo o apartamento e permite que ele desfrute da vista privilegiada para a Lagoa.
.