Quando os proprietários foram até a arquiteta Leila Dionizios com a descrição de uma casa de veraneio no Rio de Janeiro, desde o começo levantou-se a ideia de um apartamento com cara de casa de praia. E por que não?
"O projeto do apartamento de 240 m² foi idealizado para um casal com dois filhos universitários que mora em Brasília e usa o lar para passar férias. A ideia era fazer um espaço com o estilo mais praiano, mas que não perdesse sua sofisticação, já que se encontra em uma área nobre na Barra da Tijuca", conta a profissional.
Incorporando o conceito marítimo e a brisa do mar carioca, o projeto levou em conta a vontade da família de ter espaços sociais convidativos. "A ideia era fazer algo descontraído e ao mesmo tempo aconchegante, onde eles pudessem trazer seus amigos e familiares e recebê-los com conforto numa atmosfera agradável", completa Leila.
Pensando nisso, a profissional integrou a varanda e a sala, modificando as esquadrias para criar um grande vão. O living ganhou um ar descontraído - com uma das paredes feita com tijolinhos -, e sofisticação, com algumas peças de design, como a poltrona de Charles Eames e os banquinho de Sérgio Rodrigues, adquiridos na Way. O piso de porcelanato confere unidade e leveza ao ambiente, enquanto alguns detalhes em azul, como a mesa de jantar e o tapete, misturados com elementos em madeira, entre eles o painel feito com tábuas de demolição, reforçam o clima tropical.
A maioria dos outros cômodos, incluindo a varanda, foi mobiliada com peças novas. Destaque para a bancada feita pela Lacca e para o espelho de bronze, que além de conferir um toque de luxo reflete a belíssima paisagem. As poltronas aparecem em versões modernas dos clássicos praianos de fibras naturais trançadas.
Visando uma estética suave e contemporânea, motivada pela praia e pela atmosfera do Rio antigo, a obra combina uma paleta de cores claras, móveis de design e um projeto de iluminação eficiente em LED, desenvolvido pela Vigolucci.
Os banheiros são regidos pelo mesmo conceito e recebem revestimentos em pastilhas coloridas. Delicadas, não passam desapercebidas no décor e ainda servem para dar um acabamento final. Já o lavabo ganhou uma bancada esculpida em travertino e uma parede de tijolinho e estuque veneziano aplicado. A área intima é bem personalizada e foi marcada pelo uso das cores. "Para o quarto do menino, exploramos o contraste entre o preto e o cinza. No quarto da menina, usamos o branco e o roxo na estante", diz Leila.