Oaxaca, no México, é marcada por vários superlativos. Capital de um Estado de mesmo nome a sudeste da Cidade do México, Oaxaca é famosa por oferecer a comida regional mais representativa daquele país. É um lugar onde o legado da cultura pré-hispânica segue vivo nos dias de hoje, deixando rastros nas charmosas ruas dessa cidade colonial.
As influências aparecem em todos os sentidos: nas cores, nos cheiros, no artesanato, nos costumes e na gastronomia. Uma das capitais culturais, a cidade é patrimônio da humanidade pela Unesco e carrega uma riqueza tão grande que leva milhares de turistas ao país.
E por falar em culinária local, Oaxaca é um dos melhores lugares do país para provar uma refeição típica mexicana, marcada pela fusão de ingredientes tradicionais como pimentas, frijoles, carnes e milho com receitas ancestrais, tendo como base poderosos molhos condimentados, os moles, um preparado à base de chili e outras especiarias. Atenção, o mezcal, uma bebida destilada artesanal e muito popular, feita à base do agave, é indispensável para uma boa digestão.
Um bom representante dessa peculiar gastronomia cheia de sabores é o restaurante Expendio Tradición. Aberto no final do ano passado, o lugar surge com a seguinte proposta: misturar o conceito vanguardista da gastronomia oaxaqueña com uma autêntica mezcaleria de tradição centenária.
A casa recebeu o selo Tradición Chagoya, com 123 anos de história e cinco gerações de uma família dedicada à produção do mezcal artesanal.
Ali é possível saborear pratos criados pelo chef-consultor Rodolfo Castellanos, que contemplou ingredientes peculiares da região. No comando das panelas, está o chef Juan Vega que transformou receitas tradicionais em pratos autorais feitos a partir de técnicas da cozinha de vanguarda. Todos os pratos podem ser acompanhados pela clássica bebida, o mezcal, que aparece também em diferentes drinques.
Instalado na emblemática Calle Reforma, no centro histórico da cidade, em um edifício de 1942, o restaurante leva assinatura do renomado arquiteto Ezequiel Farca. A obra consiste em uma reinterpretação do espírito artesanal da cultura oaxaqueña mesclado com o modo de vida atual e moderno da cidade, elevado a uma escala arquitetônica construída com mão de obra local.