Durante a Semana de design de Milão de 2015, o estúdio de design londrino Poetic Lab criou um showroom temporário surpreendente para apresentar sua nova linha de objetos de mesa Beyond Object. As colunas metálicas e pilares revestidos com fitas de LED da instalação futurista criavam a impressão de itens soltos no espaço ou “desafiando a gravidade”, como definiram os criadores. Tudo foi pensado para destacar as peças da coleção recém-lançada, composta por porta-canetas, abridor de cartas, apontador e suporte para fita adesiva - disponíveis nos acabamentos dourado, acobreado e prateado.
“Como a coleção tem um caráter arquitetônico e escultural, as pessoas costumam levar certo tempo para descobrir sua função quando entram em contato com eles pela primeira vez.”, declara a dupla Hanhsi Chen e Shikai Tseng, à frente do Poetic Lab.
A estrutura do porta fita adesivas Cantili é composta basicamente por um par de círculos idênticos, disponíveis na versão revestida por ouro, prata ou cobre. Sua sustentação é firme o suficiente para permitir ao usuário usá-lo com uma única mão. “É difícil encontrar objetos como esse com um desenho elegante e, ao mesmo tempo, o peso ideal”, contam os designers.
Além de um apontador de lápis, o modelo Funno assume a função de peso de papel, por ter estrutura de metal maciço. Seu volume robusto contrasta com a leveza e geometria do abridor de cartas Lino, reduzido basicamente a contornos se comparado a itens tradicionais dedicados a tal prática. O objeto de ferro moldado à mão cria um desenho tridimensional no espaço, com ares de escultura.
Por fim, o organizador (ou porta-canetas) Penpo combina três tubos de diferentes materiais, formatos e pesos, permitindo maior flexibilidade. “Você pode dispor os volumes de acordo com suas necessidades, como pequenas casas sobre a sua mesa”, conclui a dupla.