O desafio não era simples. O projeto arquitetônico precisava refletir o perfil dinâmico e prático do cliente, em uma área social de 45 m² e uma suíte máster de 15 m², em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.
João Pedro Crescente e Raquel Zaffalon, do escritório Ambidestro, para atender o desejo de um jovem empresário que tem o hábito de receber amigos em casa, trabalharam com um layout que se altera de acordo com o uso. Além do projeto de marcenaria, o sofá e a mesa de jantar também foram desenhados pela dupla, criando peças únicas.
“Quando chegamos pela primeira vez no apartamento, o cliente tinha três ambientes – churrasqueira, estar e jantar – que não se conversavam. Articulamos estes três programas, sem perder a funcionalidade e praticidade”, explicam os arquitetos.
No projeto, foi encontrada uma situação muito recorrente nos imóveis atuais: a área da sacada (já integrada ao apartamento quando do início da obra) possuía forro de gesso mais baixo que o restante do living e recebia a churrasqueira. Como solução, a sacada recebeu pintura cimentícia nas paredes e no forro. “Além de facilitar a limpeza na área da churrasqueira, surgiu uma espécie de portal que diferencia os ambientes.”
A parede da lareira foi revestida com um painel em marcenaria (Mercatto Marcenaria - Porto Alegre), que também esconde a porta de entrada do apartamento. O espelho no final do painel ajuda na ilusão de continuidade do bloco de madeira que se encaixa sob uma parte do forro revestido de concreto aparente (Microcim - Dr. Parede - Porto Alegre) e propõe uma sobreposição de corpos e texturas elegante.
O escritório ainda projetou um buffet elevado do piso, que serve de apoio para a churrasqueira e a mesa de jantar, unindo essas duas áreas. A peça é envelopada com quartzo cinza absoluto na parte externa e internamente recebe um móvel em marcenaria com sistema de fecho toque, sem puxadores aparentes.
A mesa de jantar (Arte com Ferro) é multifuncional, pois tem altura de mesa de bar e pés com rodízios industriais, possibilitando que se mova pelo espaço e criando diferentes cenários de jantar e confraternização.
O sofá, revestido com lona azul (Courotam), apresenta terminal aberto em uma das extremidades para criar um espaço de articulação entre a churrasqueira e a sala de estar.
Uma bicicleta vintage do proprietário ganhou destaque pendurada na parede ao lado de uma poltrona costela (designer Martin Eisler) em couro envelhecido caramelo.
O quadro na parede é da premiada artista gaúcha Teresa Poester e a fotografia junto ao buffet é do também renomado fotógrafo André Lichtenberg (Bolsa de Arte - Porto Alegre).