Imagine a cena: um policial da cidade de Karlsruhe, na Alemanha, encontra um caminhão parado em uma área na qual é proibido estacionar e aplica nele uma multa. Nada de anormal, se não estivéssemos falando de um veículo completamente distorcido, cujas rodas de trás se apoiavam na parede de um edifício do Centro de Arte e Mídia (ZKM) enquanto as dianteiras estavam no chão.
Na verdade, o Mercedes MB100D vermelho é uma obra do artista austríaco Erwin Wurm - famoso por seus automóveis com formas nada convencionais -, e foi criada como parte das comemorações de 300 anos da cidade de Karlsruhe. Segundo o artista e o museu, o objetivo era mostrar o "mundano sob uma perspectiva diferente".
Como estava em uma zona de estacionamento restrito, a escultura acabou ganhando uma multa de 30 euros que, de acordo com um post no Facebook feito pelo museu ZKM, teria de ser paga por eles.
Apesar da falta de humor do policial responsável pela multa, o incidente só provou que a obra cumpriu seu papel e gerou uma discussão. Como bônus, o caso ainda ajudou a trazer notoriedade para o museu.