A integração entre os espaços e a preservação da vista fascinante do Parque Ibirapuera, em São Paulo, foram os principais pedidos dos moradores desse apartamento de 462 m², um casal e seu filho, ao escritório de arquitetura FCstudio.
As salas foram unidas criando um imenso living, por isso, os profissionais pensaram com cuidado na escolha das cores, proporções e linguagem de cada peça de mobiliário adicionada à ambientação. Assim, ocorreu uma integração de espaço e sensações, com uma atmosfera de conforto que permeia todo o apartamento.
LEIA TAMBÉM: Luxo contemporâneo às margens do Tâmisa
A funcionalidade é outra característica do projeto. Os ambientes foram delimitados de maneira discreta com móveis de linhas elegantes, que adornam e ao mesmo tempo determinam as divisões. A estante horizontal, feita de madeira pau-ferro, demarca a área da sala de TV e cria uma sensação de amplitude.
Entre a sala de almoço e a de jantar, os espaços são divididos apenas por uma adega, que vai do piso ao teto. “O casal adora vinhos, por isso, criamos esse móvel para expor as garrafas e servir de apoio na hora da degustação”, conta Flávio Castro, arquiteto e proprietário do escritório.
A planta original do apartamento possuía um terraço, que foi integrado ao living, deixando os espaços internos adequados ao estilo de vida da família, que adora receber amigos e familiares. O destaque desse ambiente é a mesa de pedra e madeira, projetada pelo próprio escritório. A peça tem diferentes alturas, espessuras e apoios e se transforma conforme a ocasião.
E MAIS: Charme com vista para o Central Park
Outras peças de mobiliário desenvolvidas pelo escritório foram o banco Anel e o painel Volpi. “No banco não há parafusos, cola ou dobradiças. A peça é construída apenas por encaixes. Duas chapas de aço inclinadas na transversal unem os cinco anéis de madeira”, explica Flávio. Já o desenho do painel Volpi remete às obras do famoso pintor. Trata-se de um biombo modular composto por triângulos alinhados, criando um jogo de nichos que servem as duas faces dos ambientes.
Entre as peças de bom design escolhidas a dedo pelo FCstudio destacam-se no estar e home theater as poltronas Isa (Jader Almeida), com encosto e assento de couro, a Paraty (Sergio Rodrigues) e Rio (Jaime Hayon), com revestimento de tecido no tom verde. No terraço a dupla Womb Chair (Eero Saarinen) na cor laranja e pendente E27 (Muuto) chamam a atenção. E na sala de jantar, as luminárias Torch Light (Sylvain Willenz) e cadeiras Marta (Aristeu Pires) arrematam o décor.