Quando uma casa é privilegiada com relação à natureza que o circunda, seus interiores tendem a se ater à simplicidade, de maneira a respeitar a magnitude da vista. No caso desta residência em Marília, interior de São Paulo, o engenheiro e designer Roberto Cimino e o designer de interiores Nelson Amorim souberam reverenciar tal suntuosidade, sem, no entanto, abrir mão de uma dose de personalidade no décor.
Rodeada de vales, a morada pertence a um casal com quatro filhos adultos que já não moram com os pais. Esses dois fatores orientaram boa parte do projeto arquitetônico. Como foi idealizada para valorizar a exuberância natural, a estrutura usa e abusa do vidro, fato que também permite a entrada de luz natural. Diversas paredes de alvenaria foram substituídas pelo material, de forma a integrar a área social à natureza. No convívio familiar, a arquitetura também teve o papel de permitir o melhor aproveitamento das visitas dos filhos, por meio da integração da sala de estar ao jardim de inverno, à varanda e à sala de jantar.
De ar náutico, a decoração faz tributo à paixão da família por barcos. Por isso, a aposta nos tons neutros e terrosos é quebrada apenas pelo icônico azul, escolha que traz serenidade e o clima marítimo para dentro da casa. Tal tema é estendido à área da piscina, cujo piso de caibro remete a um convés de navio. Elementos orgânicos também marcam forte presença nos interiores, a exemplo dos painéis de madeira da Gianni Móveis, na sala de jantar e no jardim de inverno. Neste último espaço, a estrutura de madeira conta com diversas plantas, e a mesa sob medida feita pela Artefacto Beach and Country tem como base um tronco de árvore. São detalhes que só aumentam o elo entre casa e natureza.
Apesar da característica descontraída do décor um tanto praiano, há um flerte com o luxo. Na sala de jantar, por exemplo, as cadeiras clássicas e a mesa laqueada, ambas da Artefacto, emprestam ar de elegância formal ao ambiente. Simultaneamente, o lustre de cristal de rocha Di Móveis acrescenta sofisticação. No todo, um projeto que soube criar uma relação com o exterior sem abrir mão do seu charme interior.