A residência comprada pelo casal, em Lake Tahoe, na Califórnia, era um exemplar original do estilo moderno do midcentury norte-americano. Eles viveram ali com os filhos durante alguns anos até que algumas condições da estrutura tornaram a renovação inadiável. “Eles amavam a casa, mas, na hora de reformar, os problemas eram tantos que ela foi basicamente toda demolida. Os proprietários contrataram o escritório Osborn Architects para desenhar um novo projeto do zero, baseado no estilo do anterior.”, revela o designer Jamie Bush, que assumiu outra tarefa: o projeto de interiores.
Os arquitetos traçaram uma obra marcada por linhas retas, pela horizontalidade e por sua planta livre. Na paleta de materiais, brilham madeira, concreto, vidro, aço e pedra. Após a arquitetura no estilo modernista ficar pronta, o designer de interiores Jamie Bush entrou em ação para mobiliar o lar. “Os materiais do mobiliário são predominantemente naturais. Escolhemos as peças pensando na qualidade e no desenho atemporal, o que aumenta o tempo de uso. Na composição de itens de design, madeiras naturais, couros, vidro, algodão e lã aparecem em destaque.
As condições do terreno aumentaram a duração da reforma. Passaram-se cinco anos até que os projetistas e os clientes finalmente puderam comemorar o fim da obra. O resultado é uma casa térrea moderna de 464 m², no mesmo estilo da anterior, mas feita com tecnologias atuais, e emoldurada por vidro, aço, madeira e pedra. Nas áreas sociais, os painéis de vidro criam um efeito de continuidade entre exterior e interior. “Nós revestimos a maior parte das paredes com madeira, para adicionar um toque quente. Elas conectam o teto branco e o piso de basalto, criando um contraponto”, conta Jamie Bush.
LEIA TAMBÉM: Uma casa eclética para um casal viajante
Da morada anterior, os proprietários aproveitaram algumas pinturas e fotografias. Todo o restante é novo, e foi eleito por eles e pelo designer de interiores. A sala de jantar guarda itens vintage, como as luminárias de vidro italiano, da companhia AVMazzega, e as cadeiras, criadas por Finn Juhl.
Na foto abaixo, o living revela peças de marcas e designers consagrados, como sofá e cadeira lateral, da Poltrona Frau, mesa de café (design Vladimir Kagan), mesas laterias (design Dan Pollack), luminária de chão (design Isamu Noguchi) e armário, da BDDW.
O escritório do casal reforça a intenção do profissional de misturar elementos orgânicos e outros modernos e icônicos. Ali, aparecem lado a lado, por exemplo, a mesa com base rústica, feita com uma tora de madeira em estado bruto, e a chaise do lendário arquiteto Mies van der Rohe, conhecido por seu racionalismo e apreço por materiais industriais.
E MAIS: Vintage, moderna e colonial